fb3

O novo Facebook para desktop

O novo Facebook para desktop já está disponível há alguns meses. Após um tempo de testes, o redesign da interface para desktop está oficializado e disponível para qualquer usuário. Anunciado desde o ano passado, o redesenho da plataforma visa uma abordagem mais minimalista e vinha sendo atualizado por partes. Ainda em março, a empresa adicionou uma opção para experimentar a nova versão, com a possibilidade de se restaurar a versão antiga da plataforma e relatar o motivo através de feedbacks. Atualmente, o redesign da versão desktop do Facebook está em pleno funcionamento:

Novo Facebook

Mensagem que aparece assim que o usuário faz o update para a nova versão.

O novo Facebook

A mudança numa plataforma tão consagrada pode causar estranhamento em vários usuários, especialmente quando se trata do redesign de um site tão popular e que abrange quase todos os tipos de público. Nessa perspectiva, a simplicidade é o diferencial da atualização, o que pode até parecer contraditório diante das constantes mudanças que a empresa vem promovendo.

O novo Facebook para desktop se baseia muito na versão mobile, ele é projetado para oferecer tempos de carregamento mais rápidos e navegação mais fácil e fluida. A empresa afirma: “Crescemos desde que o Facebook.com foi lançado há 16 anos.(…)Criamos novos recursos, otimizados para novos dispositivos e sistemas operacionais, e expandimos para centenas de idiomas. Recentemente, nos concentramos na experiência móvel do Facebook e percebemos que nosso site para computador ficou para trás. As pessoas precisam que ela também acompanhe essas mudanças. ”

Modo escuro e outras novidades

Outra novidade bastante esperada por muito usuários é o modo escuro ou modo noturno. Esse feature já está presente no Twitter (versão mobile e desktop) há algum tempo e tem uma ótima aceitação. O modo escuro traz benefícios para os olhos e promove uma melhor visualização geral de vídeos, o que se tornou uma grande prioridade de Mark Zuckeberg nos últimos anos.

Agora, nessa nova versão, criar grupos, páginas e ads têm processos mais rápidos e simples do que nunca. O novo Facebook também permite previews de todas essas modalidades de criação de página ou conteúdo, antes que você possa apertar o “publicar”, o que evita muita dor de cabeça para usuários e para quem produz conteúdo profissionalmente.

De forma bastante transparente, o Facebook está ativamente querendo seu feedback a respeito das mudanças. Existe um ícone “dar feedback” fixado nas opções do canto superior direito da nova interface. Isso tudo para que o usuário possa relatar possíveis insatisfações para moldar a versão desktop mais funcional possível, que pelas próprias palavras da empresa, é também uma forma de compensar pelos anos de priorização da versão mobile.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *