cpf digital

Governo lança app CPF Digital para Android e iOS

No mês de maio deste ano, o Governo Federal lançou o aplicativo para celular CPF Digital. Essa plataforma disponibiliza versões digitais do CPF e CNH de forma bastante simples, com desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O app já está disponível para download, tanto para Android, quanto para iOS, e pode ser encontrado na App Store e Play Store como “CPF Digital“.

Por enquanto, o CPF Digital exige necessariamente que os usuários tenham carteira de motorista para poder ter acesso a digitalização, não só da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas também do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso ocorre porque o aplicativo exige identificação biométrica, que só é garantida pelos processos de cadastro prévios e obrigatórios do DETRAN. Aqueles que não têm a CNH recebem a seguinte mensagem ao tentar o cadastro: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.

App Store

CPF Digital RFB na App Store

O futuro da documentação digital

Hoje, o CPF unifica o cadastro de tudo que está relacionado a órgãos federais, desde programas de benefícios até a entrada em processos administrativos. Com o aplicativo do CPF Digital, além da possibilidade de ser uma alternativa a documentação física, o objetivo a longo prazo pode caminhar na direção de integrar todos os documentos e serviços comuns a maior parte da população brasileira, o que pode simplificar muitos processos burocráticos no futuro.  

Apesar da CNH já possuir seu próprio app digital (incluindo a digitalização do CRLV), ela também integra o app CPF Digital. E quem sabe o que mais pode ser incluso no aplicativo a longo prazo? Todas as versões digitais de documento federais possuem seu próprio QR Code para a validação de sua legitimidade, isso ocorre nos aplicativos oficiais do Título de Eleitor, da CNH e agora do CPF.

Mas nem só da digitalização de documentos vive o novo app, ele também envia notificações com notícias e possui um recurso de atendimento virtual interativo, trata-se de um chat com um bot que contém informações e respostas para as dúvidas mais comuns sobre a declaração do IRPF 2020. Com o tempo e o aprimoramento, o app deve adicionar recursos de atendimento virtual para outros serviços, baseados na mesma inteligência artificial.

Como obter a versão digital do CPF?

Depois da instalação do aplicativo CPF Digital RFB no seu celular Android ou Apple, você precisará, apenas: preencher seu CPF e data de nascimento na interface; aceitar os termos de uso; fazer a prova de vida da CNH (ações como sorrir, mover a cabeça e fechar os olhos); tirar uma selfie para autenticação biométrica; e por fim, criar uma senha de quatro dígitos para acessar o aplicativo. Agora, você sempre terá acesso a versão digitalizada do seu CPF e a todos os benefícios e facilidades que o app ainda poderá trazer no futuro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *